sábado, 31 de julho de 2010

Introdução ao Futebol Americano - Parte I

É, meus amigos, vai começar mais uma temporada da NFL (National Football League).

(Terrell Owens já está ficando louco, não aguenta esperar mais para jogar)


E para aqueles que não têm tanta intimidade com o futebol jogado com um "kibe" e com as mãos, o Esporte Fino fará uma série de matérias para deixar o leitor mais familiarizado com esse esporte cada vez mais popular no Brasil, e o que poderia ser melhor para começar a apresentar um esporte a alguém do que lhe explicar as regras do mesmo? Então esse será o assunto da nossa primeira matéria sobre esta peculiar prática esportiva: suas regras.

Bom, para começar é necessário saber que são onze jogadores em campo para cada um dos dois times.
Cada time tem uma intenção diferente. O time que tem a posse de bola, e que é chamado de linha ofensiva, tem o objetivo de chegar a uma área chamada de end zone. E se tem uma linha ofensiva, obviamente há uma linha defensiva, cujo objetivo é justamente impedir que o oponente marque um touchdown (TD), recuperando, assim, a posse da bola.

- O CAMPO:
No futebol americano as distâncias são medidas em jardas, e uma jarda equivale a 91,44 centímetros. Um campo tem a medida de 100x53 jardas.
Para facilitar o trabalho dos árbitros e dos espectadores, linhas brancas são assinaladas de 10 em 10 jardas, mas cada jarda é marcada nos dois lados do campo, e no final de cada lado do campo há uma área de 10 jardas, que é justamente a end zone, onde o time deve marcar o touchdown.

- O TEMPO:
No futebol americano o tempo é dividido em quartos de 15 minutos, mas há intervalos de 2 minutos entre o 1º e o 2º e entre o 3 º e o 4 º, e um de 12 minutos entre o 2 º o 3 º quarto.
Os quartos ímpares começam com um chute inicial da marca de 30 jardas do campo do defensor para que o time adversário pegue a bola e tente avançar o máximo de jardas possíveis. Este chute é o kick off.
Nos quartos pares os times começam com a posse de bola de acordo com a ordem do período anterior.

O time ofensivo tem 40 segundos, contados a partir da jogada anterior, para definir e planejar o que será feito na descida, e para se organizar no campo, isso se chama huddle. Se esse tempo for excedido, o time é penalizado. Falaremos sobre as punições mais a frente.

O relógio corre durante todo o jogo, exceto em algumas exceções. São elas: quando um passe não se completa, quando há falta no lance, ou quando um jogador sai com de campo com a bola.

- JOGADORES E POSIÇÕES:
Além dos times ofensivos e defensivos, sobre os quais já falei, há ainda outra unidade em um time de futebol americano. Ela é composta por jogadores que só entram em ocasiões especiais, como field goals, punts e kick offs.

Ataque:
Quarterback (QB): É ele quem organiza as jogadas que o time fará. Ele também é responsável pela distribuição de bolas e pelos passes. Se compararmos ao futebol, ele seria um armador de jogadas.

Center (C): Ele que faz o snap para o QB e tem o trabalho de bloquear os defensores quando não está mais com a bola.

Guards (OG): Ficam do lado do center para bloquear defensores que saem do centro e ajudar na formação da linha que protege o QB. Numa jogada de corrida esses jogadores também abrem espaços na linha adversária para o jogador do seu time correr.
Tackles (OT): Ficam do lado dos guards para bloquear quem vem pelos lados da linha e, como os OG, abrem espaços para uma corrida.

Running Backs (RB): Se posicionam atrás, ou ao lado do QB e normalmente são os responsáveis por correr com a bola, mas também podem receber passes. Há variações nessa posição, half back (HB) e full back (FB).

Wide Receivers (WR): Ficam nas laterais do ataque e recebem passes do QB para o TD.

Tight End (TE): Fecha a linha de ataque, ficando ao lado dos OT. São os únicos jogadores da linha que pode receber passes, mas também tem a função de bloquear.

(Desculpem leitores, fico devendo uma imagem melhor. No próximo post ela será postada)

Defesa:
Linhas de Defesa (Tackles e Ends) (DT e DE): São os maiores jogadores da defesa e se posicionam na frente dos OG e OT. Têm o trabalho de parar corridas, atrapalhar passes do QB e dar sacks (derrubá-lo) nele.

Linebackers (LB): Ficam posicionados a algumas jardas atrás da linha e são responsáveis tanto por parar o jogo corrido, quanto os passes curtos. Caso a jogada adversária tenha mais de 2 WR, ele fica responsável por cobrir passes longos.

Cornerbacks e Safeties (CB e S): Jogadores rápidos e atléticos que são responsáveis por marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque. Há variações também nessa posição: o FS
  é rápido, o SS é forte.
Talvez você ouça falar do captain team num jogo de futebol americano. Não é bem um time, na verdade são os "capitães". Eles podem mundar a jogada definida pelo técnico se julgarem necessário.

- DESCIDAS (DOWNS):
No futebol americano o time dispõe de 4 tentativas para avançar 10 jardas ou mais. A cada vez que essas 10 jardas são excedidas o time ganha mais 4 chances, e isso que é chamado de first down.
Se as 10 jardas não forem alcançadas o time perde a posse de bola.
Quando um time começa a campanha a denominação usada é que o time está na 1ª descida (1º down) para 10 jardas, se nessa primeira jogada o time avança 6 jardas, a denominação da próxima jogada é 2ª descida para 4 jardas, e assim por diante , ou seja, é quanto falta para o time alcançar o first down.

Quando o time ofensivo alcança a 4ª tentativa sem conseguir a 1ª descida, para evitar que ele perca a posse de bola naquele ponto do campo, o time tem a possibilidade de chutar um punt, isto é, um chute que afaste a bola e faça com que o time adversário fique mais longe da end zone.

Bom, esse foi o primeiro post dessa série de matérias. No próxima vez falerei sobre jogadas, pontuação, punições e rotas.
 
Por Bernardo Vicari

sábado, 24 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (3-5-2)

(Não faça biquinho, Muricy ! Hoje vamos falar do seu esquema favorito)

Mais um capítulo da nossa série de análise dos principais equemas, e hoje vamos falar de um esquema que começou na Argentina e depois foi mundialmente divulgado, principalmente na copa de 1990. Porém, atualmente, é mais visto em países da América do Sul, principalmente no Brasil. Hoje vamos falar do 3-5-2.


Clique aqui para ver o 4-4- 2
Clique aqui para ver o 4-3-3
Clique aqui para ver o 4-2-3-1

3-5-2

*Organização tática significa : três jogadores na linha defensiva, cinco jogadores atuando no meio de campo e dois jogadores no ataque.



As principais vantagens de se jogar desta forma estão na boa ocupação dos setor de meio de campo, dificultando a criação de jogadas do adversário e facilitando a troca de passes quando se obtém a posse de bola, utilização das laterais do campo, já que possui dois jogadores com bastante liberdade para avançarem por este setor sem tanto responsabilidade defensiva.



Comportamento ofensivo.

Neste esquema, é importante que os zagueiros (números 3, 4 e 5) tenham boa qualidade de passe, pois, neles começa a criação de jogadas do time, além disso é de extrema importância a presença de dois volantes (números 8 e 7) que tenham boa qualidade de passe, além de desempenhar suas funções defensivas, e um meio campo com características mais ofensivas (número 10),para auxiliar os dois atacantes vindo, de trás para aparecer na área adversária. Porém, os principais jogadores do plano ofensivo deste esquema, são os alas (números 2 e 6), pois, no 3-5-2, os alas possuem muita liberdade para irem a linha de fundo, aparecerem na área para finalizar ou preparar jogadas e criar jogadas pelo meio, ou seja, são as principais fontes de jogadas. Sem falar nos dois atacantes (números 11 e 9) que normalmente possuem grande velocidade.



Comportamento defensivo.

Dada a grande liberdade dos laterais neste esquema, os três zagueiros (números 3, 4 e 5) devem ocupar muito bem o setor defensivo , sendo um marcando pela direita, um pela esquerda e um na sobra, ou seja, fazendo a cobertura dos seus dois parceiros de zaga e saindo um pouco para o jogo quando a equipe recupera a posse de bola. Outro ponto importante do plano defensivo, está na participação dos dois volantes (números 7 e 8), marcando as principais jogadas armadas pelo adversário.Além disso, os laterais (números 2 e 6) tem grande importância também no setor defensivo, já que sema bola compõe o setor defensivo produzindo uma linha de cinco jogadores na defesa, três zagueiros e dois laterais. Sem falar que o meio ofensivo (número 10) volta até a intermediária defensiva para dificultar ainda mais a troca de passes da equipe adversária.



Equipes que jogam desta forma:

*(Clique no nome da equipe para ver seu plano tático)

Flamengo (temporada 2008)

São Paulo (temporada 2008)


E esse foi mais um “Futebol tático para leigos” a série vai continuar com mais explicações táticas, qualquer dúvida sobre este ou esquemas anteriores deixe sua duvida nos comentários que ela será respondida no próximo post.



Por Alex Ramos

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (4-2-3-1)



(se você está tão confuso com esquemas táticos quanto o nosso amigo que apitou a última copa do mundo, você veio ao lugar certo)


Continuando nossa série para elucidar as principais dúvidas sobre os principais esquemas táticos utilizados, hoje vamos falar de um esquema que eu gosto muito o 4-2-3-1, um esquema que a cada ano vem sendo mais usado mundo a fora.

Clique aqui para ver a explicação do 4-4-2
Clique aqui para ver a explicação do 4-3-3


4-2-3-1

*Organização numérica significa: quatro jogadores atuando na defesa, dois meio de campo defensivos, três meias que chegam no ataque e um atacante. ( o goleiro não entra em numeração tática, pois tem posição fixa)


Este esquema é um dos mais utilizados no futebol moderno e provavelmente você cansou de vê-lo em equipes na ultima copa do mundo e em campeonato europeus.


(clique na imagem para ampliar)


A principal vantagem desse esquema está em sua variedade, pois você tanto pode armar uma equipe defensiva voltada para o contra ataque como poder montar um time que prefira a posse de bola e ocupe bem os espaços do campo ofensivo.


Comportamento ofensivo.

O plano ofensivo deste esquema é bem interessante, pois permite muita movimentação dos dois meias que atuam pelas pontas (números 7 e 11), dando liberdade para que eles façam movimentos a linha de fundo ou e entrando na área, além disso a presença de um jogador centralizado no comando de ataque (número 9) é de extrema importância para ser utilizado como pivô para a chegada dos outros meias e para finalização de jogadas preparadas pela linha de 3 no meio de campo ofensivo. Porém, a principal engrenagem para o bom funcionamento deste esquema está na presença de um bom meia armador (número 10), pois, já que o time conta com dois jogadores aberto nos lados do campo, e dele a função de fazer a bola rodar no ataque, até o tempo certo para que seja dado o toque final, para realizar essa função o meia armado conta com muita liberdade para atuar por todos os setores do campo, sem falar na presença de dois volantes (números 6 e 8) na linha de dois no meio de campo que, dependendo de suas características, podem ajudar na troca de bola e partcipar ativamente do ataque ou serem cães de guarda e ficarem plantados a linha de meio de campo, quando a equipe tiver a posse de bola.


Comportamento defensivo

Sem a bola, esse esquema ainda é muito eficiente, pois , dificulta a construção de jogadas adversárias com a presença de cinco jogadores no setor de meio de campo, sendo o meia armador (número 10) marcando um dos homens de criação da equipe rival, um dos volantes (número 8) marcando outro homem de criação, os dois meias que atuam pelas pontas (números 7 e 11) marcando pelas laterais ou ajudando o trabalho da marcação no meio quando a bola não está em seu setor e o outro volante (número 6) atua um pouco mais à frente da zaga sendo o responsável pela sobra, ou seja dar cobertura na marcação. Além disso, neste esquema normalmente um dos laterais não avança muito ao ataque, permitindo assim que o time não sofra tanto em contra ataques rápidos.


Equipes que jogam desta forma:

*(Clique no nome da equipe para ver seu plano tático)

França (copa do mundo 2006)

Barcelona (temporada 05/06).


...


Este foi o terceiro capítulo da nossa série de análise no próximo post teremos mais explicações táticas e vocês já sabem, qualquer dúvida sobre este esquema ou sobre os anteriores deixem sua pergunta nos comentários que elas serão respondidas no próximo episódio de "Futebol tático para leigos"

 Por Alex Ramos

terça-feira, 20 de julho de 2010

Especial - Dia do Amigo

(Amigos estou aqui ... ♫)

Hoje, para quem não sabe, é o dia do amigo e para comemorar esta data tão importante, pelo menos para mim, O Esporte Fino fará uma seleção com algumas das principais duplas e amizades do futebol mundial. Começa agora o especial de dia do Amigo do O Esporte Fino.



Romário e Bebeto (Seleção brasileira)

(Amigos sabem dizer obrigado)


Uma das melhores e mais famosas duplas de ataque que já existiu. A parceria ficou muito conhecida na copa de 1994 quando se sagraram campeões. Os dois possuíam características parecidas como a velocidade e instinto de gol, mas mesmo assim se completavam na linha de frente as seleção brasileira.


Diego e Robinho (Seleção brasileira e Santos)

(Amigos se divertem juntos)

Num momento complicado do time do Santos dois garotos surgiram para o futebol mundial e levaram uma equipe pouco acreditada ao título do campeonato brasileiro daquele ano. Mais do que bom futebol, ficava evidente para todos, o bom relacionamento existente entre os dois e as brincadeiras entre dois grandes amigos .



Ronaldo e Roberto Carlos (Seleção brasileira, Real Madrid e Corinthians).

(Amigos demonstram carinho um pelo outro)


Uma das amizades mais conhecidas do mundo do futebol é essa , os dois são grandes amigos há muito tempo e já conquistaram muita coisa juntos por onde passaram seja clube ou seleção. Atualmente, voltaram a jogar juntos no Corinthians.


Dunga e Jorginho (Seleção Brasileira)

(Amigos te ajudam a aprender)

Embora tenham deixado uma má impressão na passagem como treinador e auxiliar técnico, respectivamente, da seleção, é inegável o papel importante que tiveram jogando belo Brasil, e além disso, sempre foram grandes amigos desde o tempo de jogador até agora fora das quatro linhas.



Zidane e Ronaldo (Real Madrid)

(Amigos pensam igual)

Nosso gordinho favorito está de volta e dessa vez com o francês Zidane, ambos sempre manteram uma forte amizade desde o tempo de Real Madrid até hoje com a organização anual do amistoso entre amigos de Ronaldo contra amigos de Zidane. Mesmo que muitas vezes tenham atuado em lados opostos durante suas carreiras jamais deixaram de ser amigos fora de campo.



Júlio César e Adriano (Seleção brasileira, Internazionale e Flamengo)

(Amigos contam segredo)

Uma amizade muito antiga que vem desde o tempo em que os dois atuavam na base do Flamengo. O tempo se passou, mas amizade dos dois ainda continua, em campo na seleção e fora dele também.


Lampard e Terry. (Seleção inglesa e Chelsea)

(Amigos estão presentes em momentos difíceis)

Ambos são jogadores símbolos do Chelsea e jogam juntos há anos, desenvolvendo uma excelente amizade que foi levada inclusive para a seleção inglesa.


Felipão e Murtosa (Seleção brasileira, Palmeiras, Chelsea, seleção portuguesa ...)

(Amigos querem sempre estar juntos)

Outra amizade muito famosa do mundo do futebol, principalmente porque este dois sempre trabalham juntos nos times pelos quais passam, o que evidencia a forte amizade existente e a confiança de um no trabalho do outro.

...


Este foi nosso especial de dia do Amigo, espero que tenham gostado e aprovem nossa seleção. Gostaria de agradecer a todos os meus amigos que sem eles eu não sei o que seria de mim (Lívia, Bernardo, Khaio, Matheus, Laísa, Igor, Gabi, José, Pedro, Miguel, Carlos, Thais ... e muito mais). Obrigado pela visita, leia mais textos aqui no blog.

 
Por Alex Ramos

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (4-3-3)

(José Mourinho aprova as explicações táticas do O Esporte Fino)


Continuando nossa série de explicações sobre as principais táticas do futebol, vamos falar hoje de um esquema que ficou muito famoso a partir de 1974 quando a Holanda o utilizou na copa do mundo mas que com o passar do tempo perdeu um pouco de espaço por ser julgado ofensivo demais. Vamos falar hoje do 4-3-3.


clique aqui para ver a a explicação do esquema 4-4-2
4-4-3

*Organização numérica significa: quatro defensores, três no meio de campo e três no ataque (lembrando que o goleiro não entra no plano tático por ter posição fixa)

(clique na imagem para ampliar)


Esquema muito eficaz, principalmente no ataque, pois promove intensa movimentação de seus jogadores e privilegia os jogadores técnicos.



Comportamento ofensivo

Neste esquema, temos um atacante mais centralizado (número 9), mas que pode ser mover muito de sua posição ou receber bolas dentro da área para finalizar e dois pontas (números 7 e 11) que também tem muita liberdade para trocar de posição, para irem a linha de fundo ou para levarem a bola para dentro da área adversária . Outro ponto importante desse esquema está na presença de jogador de meio campo responsável por fazer a bola circular por todo ataque (número 10), além disso o esquema normalmente conta com um volante que tenha boa técnica, principalmente no toque de bola (número 8) e outro mais fixo que pode aparecer raramente no ataque como elemento surpresa (número 6). Sem contar com os avanços do laterais (números 2 e 3) que auxiliam os pontas, quando estes estão sendo marcados por mais de um jogador e ainda servem como distração para defesa adversária, abrindo assim espaços para que o ataque funcione.


Comportamento defensivo

Devido ao jogo voltado principalmente para o ataque, é normal vermos a linha defensiva deste esquema utilizar a linha de impedimento como recurso, ou seja a zaga atua em linha, e isto faz com que a equipe seja mais compacta atrás. A marcação dos principais jogadores de criação do time adversário fica sobe responsabilidade da dupla de volantes (números 6 e 8), sem falar no meio de campo mais ofensivo que ajuda na marcação e está sempre posicionado para fazer um lançamento para um dos pontas em um possível contra ataque. Além disso os dois pontas (números 7 e 11) voltam para fazer marcação pela lateral do campo, sem esquecer do ataque, pois se estão sempre prontos para saídas em velocidade.


Equipes que jogam desta forma

Inter de Milão (temporada 09/10)

Holanda ( copa do mundo 2010)



...

 
Esse foi mais um "Futebol tático para leigos". E vocês já sabem, qualquer dúvida sobre este esquema´é só deixar nos comentários que elas serão respondidas no próximo post.
 
 
Por Alex Ramos

domingo, 18 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (4-4-2)


É amigos, o blog já está no ar há algum tempo e várias vezes fiz alguns planos táticos, com diversas seqüências de estranhos números e toscas imagens feitas no paint (ainda bem que hoje em dia uso o santo tacticalpad), sem saber se todos compreendia o que aqueles números e aquelas imagens mal feitas significavam. Pensando nisso, decidi começar hoje a explicar os principais esquemas táticos utilizados no futebol, dando exemplos com equipes que usam ou já usaram este esquema. Começa agora a parte 1 do texto de referência “Futebol tático para leigos” com o esquema 4-4-2.


4-4-2

*A organização numérica significa: quatro jogadores atuando na defesa, quatro no meio de campo e dois no ataque (o goleiro não entra no esquema tático, pois tem posição fixa)

Este esquema, é um dos mais utilizados e conhecidos do futebol, é principalmente visto nas equipes inglesas.
(clique na imagem para ampliar)

Uma das principais vantagens desse esquema, está na proximidade dos jogadores, isto facilita tanto o jogo defensivo como o ofensivo. Esquema ideal para equipe que gostam de jogar no contra ataque e que possuem jogadores de meio de campo que marquem e saibam jogar com a bola nos pés.

Comportamento ofensivo.

No plano ofensivo, normalmente temos um atacante mais centralizado (número 9), a espera de bolas para serem finalizadas ou como atuar como pivô preparando jogadas para jogadores que venham como elemento surpresa na área, e outro com liberdade para vir buscar o jogo no meio ou nas laterais do campo (número 10). Porém o principal setor para o bom funcionamento deste esquema está no meio de campo, pois, os meias centrais (números 8 e 6) devem ter certa habilidade e qualidade no toque de bola para criarem jogadas e chegar na área para finalizar, além disso, os médio alas (números 7 e 11) são de grande importância pois tentam abrir espaços na defesa adversária indo a linha de fundo ou fazendo diagonais em direção a área, normalmente são jogadores de drible fácil e de muita velocidade. Este esquema ainda pode contar ou não com avanços dos laterais (números 2 e 3) ajudando os médios alas a fazer jogadas pela linha de fundo.



Comportamento defensivo.

Sem a bola, o time se posiciona quase todo em seu campo, exceção a um dos atacantes ou os dois, os meias centrais (números 8 e 6) marcam os articuladores de jogadas adversária, dificultando o seu trabalho. Os meias que atuam pelos lado de campo, médios ala, (números 7 e 11) marcam os avanços laterais do adversário ajudando os laterais (números 2 e 3), algumas vezes os laterais fecham na marcação, ou seja vão marcar dentro da área e deixam os médios ala com este setor. No 4-4-2 ainda contamos com dois zagueiros (números 4 e 5), normalmente um com mais habilidade de passe e mais veloz, e outro mais forte fisicamente mas sem a mesma técnica.


Equipes que jogam desta forma:

*(Clique no nome da equipe para ver seu plano tático)

Aston Villa (temporada 09/10)

Inglaterra (copa do mundo 2010)

...


Espero que todos tenham entendido este esquema. Qualque dúvida sobre o 4-4-2 deixe nos comentários que no próximo post elas serão respondidas.

Por Alex Ramos