domingo, 18 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (4-4-2)


É amigos, o blog já está no ar há algum tempo e várias vezes fiz alguns planos táticos, com diversas seqüências de estranhos números e toscas imagens feitas no paint (ainda bem que hoje em dia uso o santo tacticalpad), sem saber se todos compreendia o que aqueles números e aquelas imagens mal feitas significavam. Pensando nisso, decidi começar hoje a explicar os principais esquemas táticos utilizados no futebol, dando exemplos com equipes que usam ou já usaram este esquema. Começa agora a parte 1 do texto de referência “Futebol tático para leigos” com o esquema 4-4-2.


4-4-2

*A organização numérica significa: quatro jogadores atuando na defesa, quatro no meio de campo e dois no ataque (o goleiro não entra no esquema tático, pois tem posição fixa)

Este esquema, é um dos mais utilizados e conhecidos do futebol, é principalmente visto nas equipes inglesas.
(clique na imagem para ampliar)

Uma das principais vantagens desse esquema, está na proximidade dos jogadores, isto facilita tanto o jogo defensivo como o ofensivo. Esquema ideal para equipe que gostam de jogar no contra ataque e que possuem jogadores de meio de campo que marquem e saibam jogar com a bola nos pés.

Comportamento ofensivo.

No plano ofensivo, normalmente temos um atacante mais centralizado (número 9), a espera de bolas para serem finalizadas ou como atuar como pivô preparando jogadas para jogadores que venham como elemento surpresa na área, e outro com liberdade para vir buscar o jogo no meio ou nas laterais do campo (número 10). Porém o principal setor para o bom funcionamento deste esquema está no meio de campo, pois, os meias centrais (números 8 e 6) devem ter certa habilidade e qualidade no toque de bola para criarem jogadas e chegar na área para finalizar, além disso, os médio alas (números 7 e 11) são de grande importância pois tentam abrir espaços na defesa adversária indo a linha de fundo ou fazendo diagonais em direção a área, normalmente são jogadores de drible fácil e de muita velocidade. Este esquema ainda pode contar ou não com avanços dos laterais (números 2 e 3) ajudando os médios alas a fazer jogadas pela linha de fundo.



Comportamento defensivo.

Sem a bola, o time se posiciona quase todo em seu campo, exceção a um dos atacantes ou os dois, os meias centrais (números 8 e 6) marcam os articuladores de jogadas adversária, dificultando o seu trabalho. Os meias que atuam pelos lado de campo, médios ala, (números 7 e 11) marcam os avanços laterais do adversário ajudando os laterais (números 2 e 3), algumas vezes os laterais fecham na marcação, ou seja vão marcar dentro da área e deixam os médios ala com este setor. No 4-4-2 ainda contamos com dois zagueiros (números 4 e 5), normalmente um com mais habilidade de passe e mais veloz, e outro mais forte fisicamente mas sem a mesma técnica.


Equipes que jogam desta forma:

*(Clique no nome da equipe para ver seu plano tático)

Aston Villa (temporada 09/10)

Inglaterra (copa do mundo 2010)

...


Espero que todos tenham entendido este esquema. Qualque dúvida sobre o 4-4-2 deixe nos comentários que no próximo post elas serão respondidas.

Por Alex Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário