sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Prévia campeonato inglês - Parte I

(O futebol está voltando na Europa, é hora de recuperar a forma física)


As temporadas européias estão para começar. Pensando nisso, O Esporte Fino vai fazer uma série de análises sobre as principais ligas do velho continente. Para começar vamos falar de um dos meus campeonatos favoritos, o inglês (Premier League, para quem prefirir), a análise deste campeonato será dividida em duas partes, cada uma com 10 equipes.



Arsenal

Possui uma equipe jovem, com um futebol reconhecidamente técnico, porém também é conhecido por ser um time sem muita força na hora de decidir, como o ocorrido na temporada passada quando os Gunners deixaram as chances de título escapar nas últimas rodadas. O principal reforço do Arsenal para esta temporada foi a permanência do meio de campo Fábregas, que há tempos é assediado pelo Barcelona, além disso o time da capital inglesa trouxe o bom atacante marroquino Marouane Chamakh vindo do Bordeaux, da França.A única perda notável da equipe foi o zagueiro Gallas que não teve seu contrato renovado por problemas com o técnico Arsene Wenger. O Arsenal possui uma boa equipe e certamente brigará pelas primeiras posições na tabela, seja pelo título ou por uma vaga na liga dos campeões da Europa na próxima temporada.

Expectativa do O Esporte Fino: Ficará em uma das quatro primeiras classificações.



Aston Villa.

Fez uma campanha, até certo ponto, boa ano passado, conseguindo inclusive uma vaga na Liga Europa deste ano e tem grandes chances de repetir a dose e mais uma vez conseguir a classificação para uma competição européia em uma das seis primeiras colocações. O time não trouxe nenhum grande reforço, mas tem um jogo bem consistente baseado no tão tradicional 4-4-2 inglês. Não fará feio na temporada, mas também não se deve espera muito desse time.

Expectativa do O Esporte Fino: Ficará entre a quarta e a oitava colocação.





Birmingham.

Tem um time recheado de jogadores que já atuaram em outro bons times europeus, mas que hoje já estão em fase final de carreira. Fez boa campanha na última temporada terminando na nona colocação, sobretudo jogando em casa quando conseguiu arrancar pontos do Big Four (Arsenal, Chelsea, Livepool e Manchester United). Provavelmente fará figuração na próxima Premier. Seu principal reforço foi o atacante Nikola Zigic ex-Valencia da Espanha.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre o décimo e o décimo quinto lugar.





Blackburn.

Tudo que foi dito para o Birmingham, pode ser repetido para essa equipe. Possui um elenco experiente e rodado. Conseguiu a maioria de seus pontos em casa com o auxílio das cobranças de lateral. Provavelmenta fará figuaração. Não trouxe nenhum reforço que mereça ser sitado para a temporada que esta prestes a começar.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre o décimo e o décimo quinto lugar.



Blackpool.

É uma das equipes que subiram na temporada passada. Sinceramente não tenho muito o que comentar sobre o time e os jogadores. É uma equipe modesta que tem grandes chances de ser rebaixada novamente.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre o décimo quinto e vigésimo lugar.




Bolton.

Mais uma equipe média do campeonato inglês. Esteve até certo ponto ameaçado de rebaixamento na última temporada, mas acabou terminando o campeonato com tranqüilidade na décima quarta posição. Não possui nenhum grande jogador, e seu principal reforço foi a vinda do meio de campo Vladimir Weiss, que disputou a última copa do mundo pela Eslováquia.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre décimo segundo e o décimo sétimo lugar.



Chelsea.

É uma potência do futebol inglês e europeu, defenderá o título nesta temporada. Tem um elenco muito experiente, embora algumas vezes considerado velho. É um time com muitos recursos e tem elenco amplo, mas ainda procura no mercado jogadores para suprir as saídas de Deco, Ballack e Joe Cole, que não tiveram seus contratos renovados. Até agora já tem acertadas as contratações dos meias Ramires e Benayoun. Um dos principais candidatos ao título e provavelmente ficando no mínimo com uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa, o Chelsea possui uma tara pela Liga dos Campeões, tal qual a do Corinthians pela Libertadores. Além de ser a equipe européia pela qual torço.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre os quatro primeiros lugares



Everton.

A equipe que revelou Wayne Rooney e é o principal rival do Liverpool, pode ser uma das surpresas desse campeonato. Embora não tenha feito nenhuma grande contratação, tem uma equipe boa o suficiente para assustar por uma vaga na Liga Europa. Seus principais jogadores são o goleiro Tim Howard, os meias Pieenar e Arteta e o atacante Loius Saha, que teve boa passagem no Manchester United. É uma equipe tradicional e deve fazer boa campanha.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre a quinta e a décima primeira colocação



Fulham.

É uma equipe média da Premier League, não se deve esperar muito de um time que tem como presidente um egípcio e que seu principal jogador é americano.Brincadeiras a parte, esta equipe surpreendeu muita gente, inclusive a mim, na ultima temporada quando chegou a decisão da Liga Europa, sendo derrotada pelo Atlético de Madrid. E o típico time inglês que joga de forma pragmática, esta palavra vem sendo muito utilizada no futebol, é um eufemismo para dizer que um time joga feio mais consegue o resultado. Esse time pode até ir bem, mas não me engana ficará fora de qualquer competição européia.

Expectativa do O Esporte Fino: Aparecerá entre a nona e a décima quinta colocação.



Liverpool.

Para encerrar a primeira parte de análises, vamos falar do Liverpool, que decepcionou muito seu torcedor na última temporada com uma eliminação precoce na Liga dos campeões e com um desempenho abaixo do esperado para um time que sempre entra como um dos favoritos no campeonato inglês, além de problemas financeiros que vem assolando o clube nos últimos anos. Para tentar recuperar a equipe da cidade dos Beatles trouxe o meia Joe Cole e o atacante Jovanovic. Porém o principal feito do clube nessa janela de transferências foram as permanências de Fernando Torres e de Steven Gerrard, seus dois principais jogadores. A torcida que dá show cantando You”ll never walk alone merece mais.

Expectativa do O Esporte Fino: ficará entre os seis primeiros na classificação.



...

Assim termina a primeira parte da cobertura da temporada de futebol na Inglaterra. Espero que tenham gostado, em breve o capítulo dois será postado aqui no blog. Obrigado pela visita e leia mais textos do O Esporte Fino.



Por Alex Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário