sábado, 24 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (3-5-2)

(Não faça biquinho, Muricy ! Hoje vamos falar do seu esquema favorito)

Mais um capítulo da nossa série de análise dos principais equemas, e hoje vamos falar de um esquema que começou na Argentina e depois foi mundialmente divulgado, principalmente na copa de 1990. Porém, atualmente, é mais visto em países da América do Sul, principalmente no Brasil. Hoje vamos falar do 3-5-2.


Clique aqui para ver o 4-4- 2
Clique aqui para ver o 4-3-3
Clique aqui para ver o 4-2-3-1

3-5-2

*Organização tática significa : três jogadores na linha defensiva, cinco jogadores atuando no meio de campo e dois jogadores no ataque.



As principais vantagens de se jogar desta forma estão na boa ocupação dos setor de meio de campo, dificultando a criação de jogadas do adversário e facilitando a troca de passes quando se obtém a posse de bola, utilização das laterais do campo, já que possui dois jogadores com bastante liberdade para avançarem por este setor sem tanto responsabilidade defensiva.



Comportamento ofensivo.

Neste esquema, é importante que os zagueiros (números 3, 4 e 5) tenham boa qualidade de passe, pois, neles começa a criação de jogadas do time, além disso é de extrema importância a presença de dois volantes (números 8 e 7) que tenham boa qualidade de passe, além de desempenhar suas funções defensivas, e um meio campo com características mais ofensivas (número 10),para auxiliar os dois atacantes vindo, de trás para aparecer na área adversária. Porém, os principais jogadores do plano ofensivo deste esquema, são os alas (números 2 e 6), pois, no 3-5-2, os alas possuem muita liberdade para irem a linha de fundo, aparecerem na área para finalizar ou preparar jogadas e criar jogadas pelo meio, ou seja, são as principais fontes de jogadas. Sem falar nos dois atacantes (números 11 e 9) que normalmente possuem grande velocidade.



Comportamento defensivo.

Dada a grande liberdade dos laterais neste esquema, os três zagueiros (números 3, 4 e 5) devem ocupar muito bem o setor defensivo , sendo um marcando pela direita, um pela esquerda e um na sobra, ou seja, fazendo a cobertura dos seus dois parceiros de zaga e saindo um pouco para o jogo quando a equipe recupera a posse de bola. Outro ponto importante do plano defensivo, está na participação dos dois volantes (números 7 e 8), marcando as principais jogadas armadas pelo adversário.Além disso, os laterais (números 2 e 6) tem grande importância também no setor defensivo, já que sema bola compõe o setor defensivo produzindo uma linha de cinco jogadores na defesa, três zagueiros e dois laterais. Sem falar que o meio ofensivo (número 10) volta até a intermediária defensiva para dificultar ainda mais a troca de passes da equipe adversária.



Equipes que jogam desta forma:

*(Clique no nome da equipe para ver seu plano tático)

Flamengo (temporada 2008)

São Paulo (temporada 2008)


E esse foi mais um “Futebol tático para leigos” a série vai continuar com mais explicações táticas, qualquer dúvida sobre este ou esquemas anteriores deixe sua duvida nos comentários que ela será respondida no próximo post.



Por Alex Ramos

Um comentário:

  1. Excelente!

    Comecei a entender um pouco este tema confuso.

    Obrigado,

    Ricardo.

    ResponderExcluir