segunda-feira, 19 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (4-3-3)

(José Mourinho aprova as explicações táticas do O Esporte Fino)


Continuando nossa série de explicações sobre as principais táticas do futebol, vamos falar hoje de um esquema que ficou muito famoso a partir de 1974 quando a Holanda o utilizou na copa do mundo mas que com o passar do tempo perdeu um pouco de espaço por ser julgado ofensivo demais. Vamos falar hoje do 4-3-3.


clique aqui para ver a a explicação do esquema 4-4-2
4-4-3

*Organização numérica significa: quatro defensores, três no meio de campo e três no ataque (lembrando que o goleiro não entra no plano tático por ter posição fixa)

(clique na imagem para ampliar)


Esquema muito eficaz, principalmente no ataque, pois promove intensa movimentação de seus jogadores e privilegia os jogadores técnicos.



Comportamento ofensivo

Neste esquema, temos um atacante mais centralizado (número 9), mas que pode ser mover muito de sua posição ou receber bolas dentro da área para finalizar e dois pontas (números 7 e 11) que também tem muita liberdade para trocar de posição, para irem a linha de fundo ou para levarem a bola para dentro da área adversária . Outro ponto importante desse esquema está na presença de jogador de meio campo responsável por fazer a bola circular por todo ataque (número 10), além disso o esquema normalmente conta com um volante que tenha boa técnica, principalmente no toque de bola (número 8) e outro mais fixo que pode aparecer raramente no ataque como elemento surpresa (número 6). Sem contar com os avanços do laterais (números 2 e 3) que auxiliam os pontas, quando estes estão sendo marcados por mais de um jogador e ainda servem como distração para defesa adversária, abrindo assim espaços para que o ataque funcione.


Comportamento defensivo

Devido ao jogo voltado principalmente para o ataque, é normal vermos a linha defensiva deste esquema utilizar a linha de impedimento como recurso, ou seja a zaga atua em linha, e isto faz com que a equipe seja mais compacta atrás. A marcação dos principais jogadores de criação do time adversário fica sobe responsabilidade da dupla de volantes (números 6 e 8), sem falar no meio de campo mais ofensivo que ajuda na marcação e está sempre posicionado para fazer um lançamento para um dos pontas em um possível contra ataque. Além disso os dois pontas (números 7 e 11) voltam para fazer marcação pela lateral do campo, sem esquecer do ataque, pois se estão sempre prontos para saídas em velocidade.


Equipes que jogam desta forma

Inter de Milão (temporada 09/10)

Holanda ( copa do mundo 2010)



...

 
Esse foi mais um "Futebol tático para leigos". E vocês já sabem, qualquer dúvida sobre este esquema´é só deixar nos comentários que elas serão respondidas no próximo post.
 
 
Por Alex Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário