sábado, 31 de julho de 2010

Introdução ao Futebol Americano - Parte I

É, meus amigos, vai começar mais uma temporada da NFL (National Football League).

(Terrell Owens já está ficando louco, não aguenta esperar mais para jogar)


E para aqueles que não têm tanta intimidade com o futebol jogado com um "kibe" e com as mãos, o Esporte Fino fará uma série de matérias para deixar o leitor mais familiarizado com esse esporte cada vez mais popular no Brasil, e o que poderia ser melhor para começar a apresentar um esporte a alguém do que lhe explicar as regras do mesmo? Então esse será o assunto da nossa primeira matéria sobre esta peculiar prática esportiva: suas regras.

Bom, para começar é necessário saber que são onze jogadores em campo para cada um dos dois times.
Cada time tem uma intenção diferente. O time que tem a posse de bola, e que é chamado de linha ofensiva, tem o objetivo de chegar a uma área chamada de end zone. E se tem uma linha ofensiva, obviamente há uma linha defensiva, cujo objetivo é justamente impedir que o oponente marque um touchdown (TD), recuperando, assim, a posse da bola.

- O CAMPO:
No futebol americano as distâncias são medidas em jardas, e uma jarda equivale a 91,44 centímetros. Um campo tem a medida de 100x53 jardas.
Para facilitar o trabalho dos árbitros e dos espectadores, linhas brancas são assinaladas de 10 em 10 jardas, mas cada jarda é marcada nos dois lados do campo, e no final de cada lado do campo há uma área de 10 jardas, que é justamente a end zone, onde o time deve marcar o touchdown.

- O TEMPO:
No futebol americano o tempo é dividido em quartos de 15 minutos, mas há intervalos de 2 minutos entre o 1º e o 2º e entre o 3 º e o 4 º, e um de 12 minutos entre o 2 º o 3 º quarto.
Os quartos ímpares começam com um chute inicial da marca de 30 jardas do campo do defensor para que o time adversário pegue a bola e tente avançar o máximo de jardas possíveis. Este chute é o kick off.
Nos quartos pares os times começam com a posse de bola de acordo com a ordem do período anterior.

O time ofensivo tem 40 segundos, contados a partir da jogada anterior, para definir e planejar o que será feito na descida, e para se organizar no campo, isso se chama huddle. Se esse tempo for excedido, o time é penalizado. Falaremos sobre as punições mais a frente.

O relógio corre durante todo o jogo, exceto em algumas exceções. São elas: quando um passe não se completa, quando há falta no lance, ou quando um jogador sai com de campo com a bola.

- JOGADORES E POSIÇÕES:
Além dos times ofensivos e defensivos, sobre os quais já falei, há ainda outra unidade em um time de futebol americano. Ela é composta por jogadores que só entram em ocasiões especiais, como field goals, punts e kick offs.

Ataque:
Quarterback (QB): É ele quem organiza as jogadas que o time fará. Ele também é responsável pela distribuição de bolas e pelos passes. Se compararmos ao futebol, ele seria um armador de jogadas.

Center (C): Ele que faz o snap para o QB e tem o trabalho de bloquear os defensores quando não está mais com a bola.

Guards (OG): Ficam do lado do center para bloquear defensores que saem do centro e ajudar na formação da linha que protege o QB. Numa jogada de corrida esses jogadores também abrem espaços na linha adversária para o jogador do seu time correr.
Tackles (OT): Ficam do lado dos guards para bloquear quem vem pelos lados da linha e, como os OG, abrem espaços para uma corrida.

Running Backs (RB): Se posicionam atrás, ou ao lado do QB e normalmente são os responsáveis por correr com a bola, mas também podem receber passes. Há variações nessa posição, half back (HB) e full back (FB).

Wide Receivers (WR): Ficam nas laterais do ataque e recebem passes do QB para o TD.

Tight End (TE): Fecha a linha de ataque, ficando ao lado dos OT. São os únicos jogadores da linha que pode receber passes, mas também tem a função de bloquear.

(Desculpem leitores, fico devendo uma imagem melhor. No próximo post ela será postada)

Defesa:
Linhas de Defesa (Tackles e Ends) (DT e DE): São os maiores jogadores da defesa e se posicionam na frente dos OG e OT. Têm o trabalho de parar corridas, atrapalhar passes do QB e dar sacks (derrubá-lo) nele.

Linebackers (LB): Ficam posicionados a algumas jardas atrás da linha e são responsáveis tanto por parar o jogo corrido, quanto os passes curtos. Caso a jogada adversária tenha mais de 2 WR, ele fica responsável por cobrir passes longos.

Cornerbacks e Safeties (CB e S): Jogadores rápidos e atléticos que são responsáveis por marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque. Há variações também nessa posição: o FS
  é rápido, o SS é forte.
Talvez você ouça falar do captain team num jogo de futebol americano. Não é bem um time, na verdade são os "capitães". Eles podem mundar a jogada definida pelo técnico se julgarem necessário.

- DESCIDAS (DOWNS):
No futebol americano o time dispõe de 4 tentativas para avançar 10 jardas ou mais. A cada vez que essas 10 jardas são excedidas o time ganha mais 4 chances, e isso que é chamado de first down.
Se as 10 jardas não forem alcançadas o time perde a posse de bola.
Quando um time começa a campanha a denominação usada é que o time está na 1ª descida (1º down) para 10 jardas, se nessa primeira jogada o time avança 6 jardas, a denominação da próxima jogada é 2ª descida para 4 jardas, e assim por diante , ou seja, é quanto falta para o time alcançar o first down.

Quando o time ofensivo alcança a 4ª tentativa sem conseguir a 1ª descida, para evitar que ele perca a posse de bola naquele ponto do campo, o time tem a possibilidade de chutar um punt, isto é, um chute que afaste a bola e faça com que o time adversário fique mais longe da end zone.

Bom, esse foi o primeiro post dessa série de matérias. No próxima vez falerei sobre jogadas, pontuação, punições e rotas.
 
Por Bernardo Vicari

Nenhum comentário:

Postar um comentário