quarta-feira, 21 de julho de 2010

Futebol tático para leigos (4-2-3-1)



(se você está tão confuso com esquemas táticos quanto o nosso amigo que apitou a última copa do mundo, você veio ao lugar certo)


Continuando nossa série para elucidar as principais dúvidas sobre os principais esquemas táticos utilizados, hoje vamos falar de um esquema que eu gosto muito o 4-2-3-1, um esquema que a cada ano vem sendo mais usado mundo a fora.

Clique aqui para ver a explicação do 4-4-2
Clique aqui para ver a explicação do 4-3-3


4-2-3-1

*Organização numérica significa: quatro jogadores atuando na defesa, dois meio de campo defensivos, três meias que chegam no ataque e um atacante. ( o goleiro não entra em numeração tática, pois tem posição fixa)


Este esquema é um dos mais utilizados no futebol moderno e provavelmente você cansou de vê-lo em equipes na ultima copa do mundo e em campeonato europeus.


(clique na imagem para ampliar)


A principal vantagem desse esquema está em sua variedade, pois você tanto pode armar uma equipe defensiva voltada para o contra ataque como poder montar um time que prefira a posse de bola e ocupe bem os espaços do campo ofensivo.


Comportamento ofensivo.

O plano ofensivo deste esquema é bem interessante, pois permite muita movimentação dos dois meias que atuam pelas pontas (números 7 e 11), dando liberdade para que eles façam movimentos a linha de fundo ou e entrando na área, além disso a presença de um jogador centralizado no comando de ataque (número 9) é de extrema importância para ser utilizado como pivô para a chegada dos outros meias e para finalização de jogadas preparadas pela linha de 3 no meio de campo ofensivo. Porém, a principal engrenagem para o bom funcionamento deste esquema está na presença de um bom meia armador (número 10), pois, já que o time conta com dois jogadores aberto nos lados do campo, e dele a função de fazer a bola rodar no ataque, até o tempo certo para que seja dado o toque final, para realizar essa função o meia armado conta com muita liberdade para atuar por todos os setores do campo, sem falar na presença de dois volantes (números 6 e 8) na linha de dois no meio de campo que, dependendo de suas características, podem ajudar na troca de bola e partcipar ativamente do ataque ou serem cães de guarda e ficarem plantados a linha de meio de campo, quando a equipe tiver a posse de bola.


Comportamento defensivo

Sem a bola, esse esquema ainda é muito eficiente, pois , dificulta a construção de jogadas adversárias com a presença de cinco jogadores no setor de meio de campo, sendo o meia armador (número 10) marcando um dos homens de criação da equipe rival, um dos volantes (número 8) marcando outro homem de criação, os dois meias que atuam pelas pontas (números 7 e 11) marcando pelas laterais ou ajudando o trabalho da marcação no meio quando a bola não está em seu setor e o outro volante (número 6) atua um pouco mais à frente da zaga sendo o responsável pela sobra, ou seja dar cobertura na marcação. Além disso, neste esquema normalmente um dos laterais não avança muito ao ataque, permitindo assim que o time não sofra tanto em contra ataques rápidos.


Equipes que jogam desta forma:

*(Clique no nome da equipe para ver seu plano tático)

França (copa do mundo 2006)

Barcelona (temporada 05/06).


...


Este foi o terceiro capítulo da nossa série de análise no próximo post teremos mais explicações táticas e vocês já sabem, qualquer dúvida sobre este esquema ou sobre os anteriores deixem sua pergunta nos comentários que elas serão respondidas no próximo episódio de "Futebol tático para leigos"

 Por Alex Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário